servicos

Get Adobe Flash player

Ensaios

Por norma, são exigido vários ensaios do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) a fim de certificar a confiabilidade do sistema.
A MONTAL executa todos eles, a saber:

  • Resistividade do Solo em Camadas: Determina a resistividade do terreno no qual se pretende instalar um aterramento. Com essa informação é possível projetar uma malha de aterramento, estimando uma resistência desejável.
  • Resistência Elétrica do Aterramento: Determina a resistência da malha de aterramento. A NBR 5419 recomenda resistências abaixo de 10omega, como patamar de referência seguro para a dissipação da descarga atmosférica.
  • Continuidade Elétrica de Malhas de Aterramento: Determina um possível seccionamento na malha de aterramento, fato que compromete a dissipação uniforme da descarga, e conseqüentemente, o desempenho do sistema. É indicada a realização deste ensaio em malhas de aterramento existentes sem projeto, informações de sua implantação, histórico, ou instaladas em terrenos que foram submetidos à escavações passíveis de romper o condutor da malha.
  • Continuidade Elétrica de Ferragens Estruturais: Para sistemas estruturais, que são aqueles que utilizam condutores embutidos no interior dos pilares e fundação, deve-se ter uma resistência das ferragens inferior a 1omega, valor que deve ser aferido através deste ensaio de continuidade elétrica, respeitando o Anexo E da NBR 5419.

 

Cadastre-se


E receba notícias e dicas sobre produtos da Montal, cads, normas e palestras.

 

Telefax: (31) 3476-7675 - Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rua Castelo de Sintra, 98 - Bairro Castelo - Cep. 31.330-200 - BHte - MG