Montal logo corel

A mais de 30 anos!
Atendendo todo Brasil

 

MON-711 - CAIXA DE INSPEÇÃO 
SPDA – Sistema de Proteção Contra 
Descargas Atmosféricas

Caixas de inspeção segundo NBR-5419

Uma característica intrínseca do sistema de aterramento é sua localização enterrada - no mínimo 50 cm de profundidade no solo, conforme “arranjo B” previsto na NBR-5419/05. A necessidade de ensaios, de inspecionar o estado de conservação dos componentes ou simplesmente atestar a existência física de dado eletrodo por inspeção visual, pode se tornar tarefa quase impossível na inexistência de um projeto atualizado conforme construído que dê informações confiáveis sobre a posição correta do eletrodo de aterramento. Tais necessidades são solucionadas facilmente com o uso de caixa de inspeção, cuja obrigatoriedade é determinada na NBR-5419/05, em seu item 5.1.4.2.6:

“Conexões mecânicas embutidas no solo devem ser protegidas contra corrosão, através da instalação de uma caixa de inspeção com diâmetro mínimo de 250 mm que permita o manuseio de ferramenta. Esta exigência não se aplica a conexões entre peças de cobre ou cobreadas com solda exotérmica ou conectores de compressão.”

Outra função que pode ser assumida pela caixa de inspeção do aterramento, é o abrigo da conexão de medição, também exigência da NBR-5419/05 em seu item 5.1.2.6: 

“Cada condutor de descida (com exceção das descidas naturais ou embutidas) deve ser provido de uma conexão de medição, instalada próxima do ponto de ligação ao eletrodo de aterramento. A conexão deve ser desmontável por meio de ferramenta, para efeito de medições elétricas, mas deve permanecer normalmente fechada.”

Dentre alguns modelos de caixas e tampas fornecidos pela MONTAL, destacamos neste artigo a caixa de inspeção código MON-711, conforme abaixo.

 

MON-711-Caixa-inspecao-eletrica-26x29-grande-preta2

FAÇA O DOWNLOAD AQUI!

Insira suas informações, saiba mais deste produto e baixe este aquivo.

 

Código

Descrição

unidade

MON-711

Caixa de inspeção elétrica 26x29 -  grande - preta

peça

Informações complementares:  Aplicada no solo para inspeção do aterramento ou como caixa de passagem elétrica; Fabricada em polipropileno, com paredes de espessura de 3mm; Armazenamento e transporte facilitados através do encaixe entre peças; Possui um ponto destacável para abertura lateral  Ø 25mm; Compatível com tampa de ferro fundido simples MON-716 a qual não acompanha o produto.

 

© 2014 Montal Pararaios Ltda. Todos Direitos Reservados.